Consagrada por sua expertise em veículos vocacionais, a VWCO amplia sua linha de caminhões para a construção. Mas o que diferencia esses novos modelos, e como a marca garante que eles estão prontos para enfrentar os desafios de terrenos acidentados e as exigências das obras?
Os caminhões, que complementam a família Constructor, chegam para oferecer mais robustez, versatilidade e força para o segmento de construção civil. Além das novidades, a marca oferece condições especiais para aquisição de produtos e serviços durante o evento, que acontece até amanhã (21) no São Paulo Expo, na capital paulista.
Os novos caminhões VW contam com características essenciais para o trabalho pesado. Eles foram projetados com entre-eixo específico, dupla longarina e suspensão reforçada, o que garante durabilidade e alto desempenho em condições severas. As configurações foram pensadas para a melhor distribuição e maior capacidade de carga, atendendo às necessidades dos clientes do ramo.
O Constellation 36.320 8×4 está preparado para receber betoneiras de até 10 m³, enquanto o Constellation 27.320 6×4, que já está disponível para encomendas, é ideal para ser implementado com betoneiras de 8 m³ ou tanques de água de 12 mil litros. Segundo Giulianno Nasi, Supervisor de Marketing de Produto da VWCO, os lançamentos são exemplos da flexibilidade e tecnologia que a marca oferece para o segmento.
Ambos os modelos saem de fábrica preparados para a instalação dos implementos, com itens como a opção de Tomada de Força Traseira no motor (REPTO) e pneus de uso misto, o que reduz o tempo e o custo de adaptação. Os veículos também trazem uma relação de eixo traseiro mais curta, característica que resulta em maior força em baixa velocidade, ideal para subidas e o transporte de cargas pesadas.
No quesito condução, os caminhões são equipados com um pacote off-road, que inclui volante multifuncional, banco com cinto integrado e ar-condicionado. O Constellation 36.320 8×4 é equipado com uma transmissão automatizada de 12 marchas, que garante trocas rápidas e tração aprimorada. Já o Constellation 27.320 6×4 conta com câmbio manual de 9 marchas e um recurso especial: a função crawler, uma marcha super reduzida que facilita as manobras em áreas restritas e o controle em baixa velocidade.
Os caminhões também vêm equipados com freios ABS e EBD, controle de tração, controle de estabilidade (exceto para o modelo 36.320 8×4) e assistência de partida em rampa, o que aumenta a segurança das operações. As cabines foram projetadas de forma ergonômica para garantir o conforto do motorista, reduzindo a fadiga e aumentando a produtividade.
Com diferentes configurações e pesos, a linha Constellation Off-Road se adapta a diversas operações, como construção civil, agronegócio, mineração e transporte de líquidos, consolidando a VWCO como uma parceira estratégica para frotas que exigem flexibilidade e alto rendimento. A liderança da VWCO em implementações de veículos em 2024, com cerca de 25 mil caminhões emplacados, reafirma sua posição de destaque no mercado.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
Caminhão Vocacional – É um caminhão projetado especificamente para um tipo de serviço, como construção, lixo, mineração ou transporte de líquidos. Eles possuem características técnicas e de chassi que os tornam mais robustos e eficientes para as demandas de suas respectivas operações.
Constellation 36.320 8×4 – Nome técnico que descreve a configuração do caminhão. “Constellation” é o nome da linha de caminhões da Volkswagen. “36.320” se refere ao Peso Bruto Total (36 toneladas) e à potência do motor (320 cv). O “8×4” indica que o caminhão tem 8 rodas no total, sendo 4 delas motrizes (tracionadas).
Função Crawler – Uma marcha super reduzida presente no câmbio de alguns caminhões e veículos off-road. Sua função é permitir que o veículo se mova em velocidades extremamente baixas, garantindo total controle para manobras precisas, especialmente em terrenos difíceis ou em situações de trânsito intenso.
Tomada de Força (PTO) – Dispositivo instalado na transmissão do caminhão que permite transferir a energia do motor para um equipamento externo, como o balão de uma betoneira, a caçamba de um basculante ou a bomba de um caminhão-pipa. No caso da VWCO, a opção de Tomada de Força Traseira (REPTO) já vem de fábrica, facilitando a instalação do implemento.