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Iveco apresenta estratégia multienergética e visão de descarbonização na Rio Innovation Week

Única montadora multienergética da América Latina, a Iveco participou do maior evento de tecnologia e criatividade da região, destacando a importância dos combustíveis alternativos como GNV e biometano para a transição energética do transporte de cargas e passageiros.

A Iveco, a única montadora na América Latina com um portfólio completo de soluções multienergéticas, marcou presença na Rio Innovation Week para apresentar sua visão e estratégia para a descarbonização do transporte. Representada por seu presidente para a América Latina, Marcio Querichelli, a marca defende a existência de um conjunto de alternativas para a mobilidade sustentável, como combustíveis, em vez de uma única solução. A estratégia se baseia na observação de tendências globais e na realidade de infraestrutura e matriz energética de cada região.

A participação da Iveco no evento ocorreu no painel “Combustíveis alternativos: o impacto na descarbonização e na infraestrutura urbana”. Representada por Paulo Kazuto, especialista de Marketing Produto, a empresa destacou o papel do GNV (Gás Natural Veicular) e do biometano no transporte público, mostrando projetos que a empresa desenvolve em grandes centros globais.

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A Iveco é uma líder global em tecnologia a gás, com mais de 40 mil veículos movidos a essa propulsão alternativa na Europa. Na América Latina, a frota de veículos a gás e biometano da marca já ultrapassa 2 mil unidades. A montadora enxerga a ampla disponibilidade desses combustíveis na região como um fator decisivo para a expansão dos “corredores verdes” no Brasil, posicionando o gás natural como uma alternativa relevante para o cumprimento das metas de descarbonização do transporte urbano.

Para o setor de transporte de passageiros, a Iveco Bus apresentou o chassi BUS 17-210 G. Com 17 toneladas, o modelo foi projetado para utilizar a infraestrutura de distribuição de GNV já existente nas grandes cidades. Seu motor dianteiro, que facilita a manutenção, e a capacidade de armazenar gás em até nove cilindros, oferecem uma autonomia de até 350 quilômetros.

Segundo Paulo Kazuto, o chassi a gás da Iveco Bus proporciona flexibilidade, economia e sustentabilidade para os operadores de transporte. Ele reforça que a oferta global da marca também inclui ônibus elétricos a bateria (BEV), híbridos e movidos a hidrogênio (FCEV), solidificando a estratégia multienergética da empresa e seu apoio à transição energética.

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Os veículos movidos a gás oferecem benefícios que vão além da sustentabilidade ambiental, como um desempenho equivalente ao do diesel e um custo competitivo. O biometano, por exemplo, pode reduzir as emissões em até 95% em comparação ao diesel e, de acordo com a Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), pode diminuir o Custo Total de Propriedade (TCO) em até 30%, tornando a operação mais financeiramente viável. Estudos da ABiogás ainda indicam que o potencial teórico de produção de biogás no Brasil seria suficiente para suprir uma parte significativa da demanda interna de energia elétrica e de diesel.

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Multienergético – Termo que se refere a veículos ou frotas que podem utilizar diferentes tipos de combustíveis ou fontes de energia (como GNV, biometano, eletricidade ou hidrogênio) para propulsão.

Biometano – Gás produzido a partir da purificação do biogás, que por sua vez é gerado pela decomposição de resíduos orgânicos. Possui composição semelhante à do gás natural e pode ser usado como combustível veicular renovável.

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TCO (Custo Total de Propriedade) – Sigla para Total Cost of Ownership, que se refere ao custo total de um veículo ao longo de sua vida útil, incluindo compra, manutenção, consumo de combustível, seguros e impostos.

BEV (Battery Electric Vehicle) – Veículo elétrico movido exclusivamente por baterias.

FCEV (Fuel Cell Electric Vehicle) – Veículo elétrico que utiliza células de combustível para gerar eletricidade a partir do hidrogênio, alimentando o motor elétrico.

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